Você está percebendo que sua empresa não vende mais como antes ou tem potencial para vender mais, mas mesmo assim não consegue? Muitos dos seus clientes não voltam a comprar com frequência ou está vendo novos concorrentes tomarem espaço no mercado em que atua? Estes são apenas alguns dos sinais de que você precisa começar a investir em marketing agora mesmo!

O mercado está em constante mudança, assim como as tecnologias e o comportamento de consumo. Entender estes fatores e se posicionar diante deles de maneira estratégica pode fazer com que os objetivos e metas da sua empresa sejam alcançados com mais facilidade.

O primeiro passo para a mudança é analisar a situação atual da empresa. Para te auxiliar neste processo listamos abaixo alguns sinais de que a sua empresa precisa investir em marketing.

1- As vendas diminuíram

O primeiro sinal que geralmente percebe-se é a diminuição das vendas, que pode se acarretar por diversos fatores que só poderão ser constatados com uma análise do seu negócio. Nem sempre apenas a divulgação da sua empresa fará com que as vendas aumentem. Descobrir qual o problema, qual o melhor canal a ser utilizado, como posicionar sua marca, analisar os produtos e serviços, como se relacionar com os clientes, qual é o seu público-alvo e outros inúmeros fatores que só poderão ser analisados com a ajuda e um profissional de marketing.

2- Você não possui tantos clientes fiéis

 

Fidelizar clientes é um fator essencial para o sucesso do seu negócio. Manter um cliente custa de 5 a 7 vezes mais barato do que conquistar um novo. Um dos fatores para isto acontecer é que os consumidores acreditam mais uns nos outros do que em empresas. Os consumidores voltam-se para a boca a boca como uma maneira nova e confiável de propaganda. Cerca de 90% dos consumidores confiam em recomendações de conhecidos e 70% dos consumidores acreditam nas opiniões dos clientes postadas da Internet. Ou seja, quanto mais satisfeito e fiel o seu cliente for, maior as chances de recomendar a sua empresa para amigos.

Além disso, um cliente fiel normalmente rende muito mais para a sua empresa. Uma das métricas utilizadas por profissionais de marketing é o Lifetime Value, com ela você conseguirá entender quanto um cliente gasta com seus produtos/serviços durante todo o seu relacionamento com ele.

Para manter clientes fiéis é necessário utilizar estratégias de relacionamento.

3- Entrada de novos concorrentes

O que muitas vezes acontece, é a entrada de um novo concorrente no seu segmento de negócio, que pode acabar levando com ele uma boa fatia do mercado e também alguns de seus clientes. Para que isso não aconteça, ou até mesmo para diminuir o risco é preciso realizar uma análise tanto do seu negócio quanto da concorrência para traçar estratégias que tragam resultados.

4- Sua empresa é pouco conhecida

Aqui vai aquele velho ditado: “Se sua empresa não é vista ela não é lembrada”. Atualmente se tornou muito mais barato divulgar empresas com a evolução da internet. Mas cuidado! Você precisa saber qual é o melhor canal de comunicação para utilizar de acordo com o seu público. As redes sociais podem ser ótimas para algumas empresas, assim como podem ser um tiro no pé para outras. O mesmo vai para mídias off-line. Tudo precisa ser analisado anteriormente para que a verba e os esforços de marketing sejam investidos corretamente.

5- A empresa nunca desenvolveu um plano de marketing

plano-de-marketing

O plano de marketing é um documento que resume o planejamento, ou seja, os objetivos de marketing, as estratégias, as ações, o orçamento e o controle. Se sua empresa nunca desenvolveu um planejamento você deve começar a se preocupar com isso agora mesmo! Com um plano é possível analisar a situação atual da sua empresa, assim como a de seus concorrentes, além de entender mais sobre o mercado em que está inserido e com base nisso, traçar objetivos e metas coerentes para o seu negócio. Você precisará da ajuda de um profissional de marketing capacitado para desenvolver um planejamento para a sua empresa e mostrar quais os melhores caminhos a serem traçados futuramente.

6- Você não tem ideia de onde está no mercado em que atua

Você tem noção de qual é o potencial e qual é a sua participação de mercado atual? Sabe onde está e onde seus concorrentes estão? Estas são respostas cruciais que te ajudarão a visualizar ou descobrir novas oportunidades de crescimento para a sua empresa.

7- A empresa não mede o retorno sobre o investimento

Se você alguma vez já investiu em alguma ação de marketing, mas não mediu o retorno sobre o investimento, está fazendo isso errado! No marketing estratégico é preciso mensurar se as ações estão trazendo o retorno esperado ou se toda a verba investida, assim como os esforços de marketing estão sendo em vão.

A partir de agora, quando procurar uma consultoria/assessoria/agência de marketing escolha aquela que te mostrará os resultados de tudo o que está sendo investido.

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