Está cada vez mais difícil tornar um restaurante rentável nos dias de hoje. A concorrência aumentou e o consumo de refeições feitas fora de casa diminui nos últimos anos. Ficar atento ao produto oferecido e a qualidade dos ingredientes já não é mais um diferencial competitivo. Por isso, deve-se pensar em ações que vendam mais e aumentem o número de clientes.

Abaixo listamos 8 práticas para que seu restaurante venda mais.

1- Conheça o seu público

Antes de criar qualquer estratégia é preciso ter certeza de qual é o público do seu negócio. Entender se o seu restaurante é focado em jovens, famílias, idosos, grupos de amigos, casais, empresários, ou qualquer outro público, faz com que as suas ações sejam mais assertivas a partir do momento em que você entende como seus clientes se comportam.

2- Diferencie-se da concorrência

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O que você está fazendo para diferenciar-se dos concorrentes? Ter um bom produto e um bom atendimento já não são mais diferenciais, mas sim, o mínimo que o seu cliente espera quando vai até o seu restaurante.

Use a tecnologia a seu favor e crie experiências novas para o seu cliente. Pense em como aguçar os 5 sentidos do consumidor pelo visual, com um ambiente limpo e confortável, pelo toque, pela degustação, pela música tocada no estabelecimento de acordo com o seu público e com a ocasião, pelo aroma que cria desejo no consumidor.

O ideal é pensar em como o seu cliente terá a melhor experiência possível, fazendo assim, com que ele se lembre do seu restaurante e indique para amigos.

3- Crie relacionamento com seus clientes

Mais importante do que ter clientes é ter clientes fiéis. Crie ações de fidelidade para que seu cliente volte e mantenha contato com ele a longo prazo. Utilize e-mail marketing ou sms para comunica-lo sobre as novidades, parabenize-o em datas especiais e ofereça descontos exclusivos para ele, principalmente para clientes frequentes ou aqueles que não retornaram ao seu estabelecimento há algum tempo. A utilização de um CRM facilita muito esta etapa e te ajuda a ter um controle maior sobre os seus clientes.

4- Atendimento personalizado

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Atendimento personalizado é algo muito falado, mas pouco praticado em restaurantes. Fazer com o cliente se sinta único no seu estabelecimento pode não ser tão difícil quanto parece. Chamar o cliente pelo nome, saber quais são os gostos dos seus clientes mais frequentes e fazer o possível para que eles tenham uma ótima experiência no seu restaurante, com certeza traz muitos resultados positivos.

5- Invista nos colaboradores

Entenda que o seu colaborador é quem propaga a sua marca e quem entrega o propósito do seu restaurante para o seu cliente. Saiba ouvir o funcionário, deixe ele participar e invista para que ele possa evoluir. Colaboradores felizes só trazem ganhos para a empresa.

6- Construa uma marca forte

Faça com que seu cliente não só se relacione com a sua comida, mas se envolva de uma forma mais intensa com a sua marca. Pense em qual imagem e valores você quer transmitir para o consumidor. Qual é o propósito da sua marca?

Por exemplo: você pode utilizar a sustentabilidade e outras boas práticas a seu favor. Mas lembre-se que os esforços devem ser feitos para que esta imagem seja percebida pelo consumidor, através da maneira de se comunicar, das sensações que o estabelecimento traz, do nome do seu restaurante, da identidade visual e etc.

7- Utilize o calendário sazonal para criar promoções

Aproveite as datas comemorativas para criar promoções e aumentar as vendas.

8- Saiba combinar ações online e offline

Saiba utilizar o ambiente online e offline e maximize seus resultados. Utilize seu site, mídias sociais, buscadores e geocalização para trazer mais clientes ao seu restaurante e use ferramentas para manter contato com eles posteriormente.

Tente aplicar cada vez mais estratégias digitais dentro do seu estabelecimento, seja com um cardápio digital, sistema de fidelidade online, aplicativo e diversas outras ideias que possam melhorar a experiência do consumidor utilizando canais online e offline.

Agora que você já identificou algumas ações que podem aumentar as vendas do seu restaurante, entre em contato com a Value Marketing e veja como nós podemos ajudar a sua empresa.

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