9 métricas de marketing essenciais e que você deve acompanhar

Como a sua empresa faz para saber se as ações de marketing feitas atualmente estão dando resultado? Quais métricas são apresentadas pela sua agência? As métricas de marketing fazem com que seja possível mensurar de forma concreta, através de números e informações reais.

Um erro ainda muito comum é “mensurar” resultados baseados em métricas de vaidade, como por exemplo: likes, cliques e número de seguidores.  Algumas dessas métricas não apresentam relevância para o que mais interessa no mundo dos negócios que é de fato aumentar a receita. Sem dados relevantes, não há como saber sobre o funcionamento de uma estratégia, tampouco ter previsibilidade sobre as ações a serem desenvolvidas futuramente.

Um ponto importante e que deve ser levado em consideração, é que a competitividade no mundo dos negócios é muito alta para quem não conhece ou não se importa com o desempenho das suas estratégias. Por isso, identificar as dificuldades e o que precisa ser melhorado é essencial para garantir resultados mais expressivos.

Mas lembre-se que para mensurar, você também precisa ter metas e objetivos claros. Saber aonde quer chegar é indispensável em um processo de marketing. Falamos um pouco mais sobre metas neste post.

É fato que acompanhar as métricas do negócio é uma boa maneira de saber se está ou não no caminho certo, mas se você ainda tem dúvidas sobre quais métricas são essenciais para o seu negócio, explicaremos neste post nove métricas que você precisa ter conhecimento e não pode deixar de acompanhar.

1 – Retorno sobre o investimento (ROI)

Retorno sobre o investimento- ROI

O ROI é um indicador de desempenho muito comum no marketing, pois é possível compreender quanto dinheiro a empresa está lucrando (ou perdendo) com cada investimento realizado. Com ele é possível entender de forma simples o sucesso de determinada campanha, apenas comparando  o investimento com o lucro.

Para calcular o ROI é necessário incluir tudo o que foi investido desde a matéria prima, até investimentos com publicidade. Se o resultado alcançado no cálculo do ROI for menor que 1, isso significa que a empresa teve prejuízo e que é necessário imediatamente rever as ações que estão sendo praticadas.

Para saber o ROI basta calcular:

ROI = Receita obtida – valor investido / valor investido

2- Retorno sobre investimento em anúncios (ROAS)

Assim como o ROI, o ROAS é um indicador que mede o retorno sobre o investimento, porém é dedicado somente aos investimentos feitos com publicidade (ROAS: Return on Advertising Spend).

Por isso, ele é mais utilizado para medir canais como Facebook Ads, Google Ads, Instagram Ads, LinkedIn Ads e etc.

Para saber o ROAS basta calcular:

ROAS= Receita obtida pelas mídias pagas / valor investido em anúncios

Para um bom desempenho, o ROAS deve estar sempre acima de 2. Abaixo de 1 significa que você teve prejuízo com a estratégia de anúncios utilizada.

3- Custo de aquisição por cliente (CAC)

O Custo de Aquisição de Clientes (CAC), como o próprio nome já diz, é o quanto sua empresa investe para conquistar novos clientes. Essa é uma métrica essencial para mensurar a saúde financeira de uma empresa.

O CAC é definido a partir do total de investimentos realizados para a aquisição de um cliente (marketing e vendas), valor esse que é dividido pelo número de clientes gerados em um determinado período.

Exemplo: se os seus investimentos diretos em aquisição de clientes somam R$ 5 mil no mês, e com isso você conseguiu 20 clientes, o seu CAC será de R$ 250.

4- Lifetime Value (LTV)

Agora que você já entendeu como calcular o seu CAC, uma maneira de saber se esse valor é alto ou não, é calculando o seu LTV.

O LTV (Lifetime Value) é uma métrica utilizada para calcular o faturamento que um cliente traz para sua empresa depois de ser conquistado, ou seja, durante todo o tempo que ele comprar de você. Essa métrica está relacionada diretamente à retenção e rentabilidade dos clientes atuais.

O LTV é uma métrica de extrema importância, pois a partir dele é possível definir melhores estratégias para aumentar o faturamento e a retenção de clientes. 

O cálculo leva em consideração o ticket médio e a média de recorrência de compras. Supondo que o seu ticket médio seja de R$300,00 e o tempo de permanência de 12 meses, temos o seguinte cálculo:

300 (ticket médio) x 12 (tempo de permanência) = R$3.600 (LTV)

5- Ticket Médio

Falando em ticket médio, esta é mais uma métrica simples, mas muito importante para o seu negócio. Está relacionado com a quantidade de dinheiro que cada cliente gasta em média por compra.

Para calcular basta somar o valor total das vendas realizadas em determinado período e dividir esse valor pelo número de clientes que compraram no mesmo período.

A partir do momento que você sabe quanto em média, cada cliente gasta, esse valor passa a ser um parâmetro em seu planejamento. 

6- Churn

Para alguns modelos de negócios, como por exemplo empresas de SaaS, o Churn é uma das principais métricas. Ele indica a taxa de clientes que cancelam o serviço em determinado período.

Para monitorá-la é necessário dispor de controles eficientes para fazer a gestão dos clientes, como um bom CRM.

Na prática, o churn de clientes atrasa o crescimento da empresa de forma direta e, por isso, é uma métrica muito importante. O ideal, é utilizar essa métrica como parâmetro para identificar problemas e realizar melhorias. Ao entender melhor as razões da desistência, a empresa pode realizar ajustes, melhorar processos e sanar os problemas detectados. 

Para calcular o churn, basta dividir o número total de clientes que a empresa tem no começo de um determinado período de tempo pelo número de clientes perdidos durante esse mesmo tempo.

7- Leads Gerados

Leads gerados- métricas de marketing

Leads são os seus consumidores em potencial. Ou seja, pessoas que, em algum momento, demonstraram interesse em consumir um produto ou contratar um serviço da sua empresa.

O volume de leads gerados pela sua empresa vai indicar se a sua estratégia de marketing digital está sendo eficaz, principalmente quando se trata de marketing de conteúdo. Por isso, é importante acompanhar mensalmente o resultado das suas ações de geração de leads, para que seja possível analisar os dados e colocar em prática algumas melhorias, caso seja necessário.

8) Taxa de Conversão

A taxa de conversão é uma métrica usada para acompanhar quanto da sua audiência realmente converte e gera resultados para o negócio.

Vale lembrar que a conversão depende do seu objetivo com a estratégia utilizada, podendo ser: venda de um produto, download de algum material, cadastro em formulários e etc.

Realizar o monitoramento de suas taxas de conversão com frequência, te dará uma ótima visão sobre quais aspectos específicos da sua campanha de marketing digital oferecem os melhores resultados e como otimizar a taxa de conversão.

Uma taxa de conversão baixa pode estar associada a alguns elementos utilizados na campanha como: copywriting, CTA, proposta de valor, pop ups, segmentação, entre outros aspectos. Por isso é muito importante investir em CRO (Conversion Rate Optimization).

Para calcular a taxa de conversão, basta dividir a quantidade de usuários convertidos em uma página pelo número de visitantes e multiplicar por 100.

Por exemplo, vamos supor que você tenha uma landing page com 6000 visitantes e 70 pessoas convertidas. O cálculo da sua taxa de conversão seria:

70 (conversões) / 6000 (visitantes) x 100 = 1,17% (taxa de conversão)

Para saber se você possui uma boa taxa de conversão é necessário entender o segmento mercado em que você está inserido.

9- Custo por lead (CPL)

O CPL é a métrica que indica quanto a empresa paga por cada possível cliente gerado. Este indicador é a divisão entre o valor gasto em uma campanha e o número de pessoas que efetivamente mostraram-se interessadas no seu produto, ainda que não tenham de fato comprado.  

Assim como algumas métricas abordadas anteriormente, o CPL é responsável por mostrar se a estratégia utilizada está sendo financeiramente viável para o negócio, ou se precisa de melhorias nos processos de marketing e vendas. 

Para descobrir o custo por lead basta calcular:

CPL = Investimento de Marketing  / Número de Leads

Mensurar resultados é essencial para o seu negócio, mas é preciso saber de fato onde focar sua atenção e quais informações devem ser acompanhadas para avaliar o sucesso da sua estratégia.

Acompanhar apenas métricas de vaidade não é suficiente para que você tenha uma visão estratégica e que possa mensurar a saúde financeira do seu negócio. Afinal, os resultados de marketing influenciam diretamente nas vendas de uma empresa.

Saiba como a Value Marketing pode ajudar a sua empresa a vender mais e mensurar resultados. Entre em contato conosco.


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Mariana Kaminski

Consultora de Marketing

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A Value é uma Consultoria e Assessoria de Marketing que tem como principal objetivo ajudar empresas a estruturar e acelerar o crescimento, por meio de estratégia, marketing, business intelligence e vendas.