Decidiu investir em marketing? Saiba por onde começar!

Quando finalmente descobrimos que é preciso investir em marketing para alcançar os objetivos pensamos logo em qual mídia utilizar e como divulgar a empresa. Mas será que estamos começando do jeito certo?

1- Planeje

O primeiro passo quando se quer investir em marketing é planejar. Comece analisando a situação atual da sua empresa, seus pontos fortes e fracos e seus concorrentes para depois traçar os objetivos de marketing, as estratégias, as ações, o orçamento e o controle que mais se adaptam ao seu negócio. Não esqueça de documentar este processo.

Nesta etapa é importante contar com um consultor ou profissional que tenha um conhecimento maior na área mercadológica. Ele te ajudará a traçar as melhores estratégias de acordo com o seu tipo de negócio.

2- Conheça o seu público

Para criar estratégias assertivas é crucial saber quem é o seu público-alvo e como o seu negócio pode ajudá-lo. Uma dica é segmentar o público, ou seja, dividi-lo em grupos menores através de critérios demográficos, geográficos, psicográficos, comportamental e etc.

3- Pense no seu cliente

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Mais do que saber quem é o seu público-alvo, é preciso entender como o seu cliente se comporta, o que ele espera da sua marca e como ela pode ajudá-lo. Pensar na satisfação do seu cliente e como superar suas expectativas fará muita diferença no momento em que ele precisar decidir entre adquirir o seu produto/serviço ou o da concorrência.

4- Monitore o que falam da sua marca

Você sabe como os seus clientes enxergam a sua marca? Entender qual é o seu posicionamento diante dos consumidores pode te ajudar a criar ações assertivas. Faça isso por meio de pesquisas, perguntando aos seus clientes, observando ou monitorando suas redes sociais e sites em que sua marca é mencionada.

5- Crie estratégias que possam ser mensuradas

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Quando você cria uma estratégia, precisa pensar em como poderá ter controle sobre ela, e se aquilo trouxe benefícios para sua empresa. Mensurando os resultados você conseguirá perceber se o seu dinheiro, assim como os esforços de marketing estão sendo investidos da maneira correta.

6- Pense diferente

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Apesar de tudo, o maior segredo do marketing é pensar diferente. Ter um bom produto/serviço e um bom atendimento não é o diferencial do seu negócio. Isso é o mínimo que o cliente espera receber quando procura o seu serviço/produto.

Tente se colocar no lugar do seu cliente e crie soluções criativas e inovadoras para superar suas expectativas. Pense sempre em como o seu cliente pode ter a melhor experiência possível com a sua marca.

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Mariana Kaminski

Consultora de Marketing

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A Value é uma Consultoria e Assessoria de Marketing que tem como principal objetivo ajudar empresas a estruturar e acelerar o crescimento, por meio de estratégia, marketing, business intelligence e vendas.