Por mais diferente que o seu negócio seja, você nunca será o único a oferecer uma solução para o problema de um consumidor. Com o mercado cada vez mais competitivo e o comportamento de consumo mudando a cada dia, torna-se um desafio superar os concorrentes.

Neste post vamos te dar algumas dicas essenciais para vencer os concorrentes.

1- Analise os concorrentes

A primeira dica é essencial para o bom funcionamento do seu negócio. Quando falamos em análise de concorrentes não estamos falando apenas em saber o que seus concorrentes fazem, mas também aprender com eles e utilizá-los como uma oportunidade de inovar. O benchmarking é um processo de comparação e um importante instrumento de gestão. Consiste em um processo de pesquisa que avalia e compara várias práticas, metodologias, produtos e serviços dos concorrentes.

Um bom benchmarking é um processo minucioso que avalia vários pontos de um negócio, mas o mais importante é a atitude que a sua empresa irá tomar após o processo de pesquisa. Não se trata de apenas “copiar” o que seus concorrentes fazem, mas sim criar e ter ideias novas em cima do que já é realizado e de acordo com as particularidades da sua empresa.

2- Pesquise e mantenha-se atualizado

pesquise e mantenha-se atualizado

Além da pesquisa de concorrentes é muito importante realizar pesquisas de comportamento de consumo, tendências de mercado e novas tecnologias. Nunca foi tão primordial entender o comportamento do consumidor como nos dias atuais. O que você faz ou vende hoje pode não ser mais relevante para o seu cliente no ano que vem ou daqui a 5 anos, e se você não estiver preparado para acompanhar o mercado, é bem provável que pelo menos um dos seus concorrentes esteja.  

Muitas vezes estamos tão empenhados com a nossa rotina na empresa que esquecemos de nos atualizar. Não há outra maneira para antecipar-se às tendências a não ser acompanhar o mercado, estudar e manter-se atualizado.

3- Preocupe-se em fidelizar seus clientes

Não tenha em mente que você só vencerá a concorrência atraindo novos clientes. A fidelização é na maioria das vezes mais viável e mais lucrativa, levando em conta que é mais barato manter um cliente do que captar um novo. Além disso, sua empresa também terá promotores da sua marca. Porém,  quando falamos em fidelização não se trata apenas daquelas ações de fidelização, cartões e sistema de fidelidade, mas sim, a personalização e exclusividade para seus clientes mais fiéis. O segredo aqui, é encantar o seu cliente para ter a certeza de que ele até poderá encontrar produtos similares aos que sua empresa vende, mas que experiência de compra que sua empresa proporcionará será única.

4- Agregue valor ao seu negócio

Agregue valor ao seu negócio

Falando em experiência de compra, ela é essencial para que você agregue valor ao seu negócio e não brigue por preço. Começar a ver seus clientes como pessoas e não como números é o primeiro passo para criar uma experiência de compra surpreendente.

O atendimento ao cliente nesta etapa é essencial. Personalizar o atendimento, fazer com que seu cliente sinta-se único, realizar pós venda, ouvir e aprender com as críticas já fará com que você esteja à frente de muitas empresas. Falando, até parece fácil, mas na prática a grande maioria não faz o que chamamos de “básico”.

5- Incentive a colaboração

Incentive a colaboração

Incentivar a colaboração entre os funcionários é uma ótima maneira de inovar além de engajar os colaboradores e gerar melhores resultados. Aprender a ouvir ideias e opiniões de diferentes setores e funções com certeza trará ótimos resultados.

6- Não se ache único

O problema de alguns gestores é achar que sua empresa é única. É claro, que nos esforçamos muito para sermos melhores, mas as vezes temos tanta segurança no nosso negócio que acabamos não olhando para fora. Cuidado! Arrisco a dizer que este é o maior erro que você pode cometer.

Mesmo quando sua empresa está vendendo bem, com muitos clientes, colaboradores engajados, pouca rotatividade e tudo parece estar perfeito, nunca pense que os seus concorrentes não têm capacidade de superar a sua empresa, pois ao olhar para fora da sua empresa você irá se surpreender! Assim como você está vendendo bem, os seus concorrentes podem estar ainda melhor.

O importante é com as vendas indo bem ou mal, nunca ignore ou menospreze seu concorrente, nem pare de se atualizar e buscar melhorias para o seu negócio.

7- Invista em marketing

Sem dúvidas, investir em marketing é essencial para superar a concorrência. Decidiu investir em marketing? Saiba por onde começar! Uma empresa especializada, poderá te ajudar a colocar em prática todas as dicas que foram dadas acima.


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