Muitos profissionais e gestores preocupam-se tanto com os outros ou com fatores externos que acabam esquecendo da base da liderança ou de como diferenciar-se dos demais no mercado de trabalho. Isto só é possível fazendo a gestão de si mesmo.

Cabe a você se esforçar para conseguir um lugar no mercado de trabalho, saber quando mudar de rumo ou tornar-se um ótimo líder, assim como cabe a você manter-se produtivo durante toda a sua vida profissional.

Para  fazer tudo isso bem, você precisa se conhecer a fundo, pois somente a combinação de suas potencialidades e autoconhecimento permitirá você atingir a você atingir a verdadeira excelência.

Mas como fazer a gestão de si mesmo? Por onde começar?

A maioria das pessoas acha que conhece a si mesmo e sabe exatamente quais são seus pontos fortes, mas em geral estão erradas. Com frequência conhecem melhor suas fraquezas e, mesmo assim, muitas se enganam.

1- Autoconhecimento

Antes mesmo de saber quais são seus pontos fortes e fracos é muito importante conhecer a sua personalidade para que possa crescer profissionalmente. Para isso sugerimos utilizar o teste MBTI, Em tradução livre, a sigla significa Indicador do Tipo Myers-Briggs e por meio dele é possível identificar como você ganha ânimo, compreende qual sua maneira de coletar informações e também, como se comporta ao tomar decisões importantes. Você pode fazer o teste clicando aqui .

Outra maneira importante de conhecer seus pontos fortes e qualidade é a análise feedback. Sempre que você tomar uma decisão importante ou ou realizar uma ação de peso, anote os resultados esperados. Nove meses depois, compare os resultados reais com as suas expectativas.

A prática consistente deste método simples lhe indicará quais são os seus pontos fortes. O método mostrará o que você faz ou deixa de fazer que o impede de se beneficiar de forma plena de suas potencialidades. Também revelará no que você não é tão competente e, por fim, as áreas em que suas potencialidades são reduzidas e você provavelmente não produzirá bons resultados.

O mais importante de conhecer a si mesmo é concentrar-se em suas potencialidades. Coloque-se onde vai produzir os melhor resultados.

Para construir um boa gestão de si mesmo, comece fazendo as seguintes perguntas:

  • Quais são meus pontos fortes?
  • Como eu trabalho?
  • Quais são meus valores?
  • Que carreira devo seguir?

2- Autodisciplina

A autodisciplina é um fator essencial para a produtividade e o sucesso. Para alguns, ter autodisciplina é considerado uma fator muito difícil, talvez porque não encontraram de fato, qual é o seu propósito.

No mundo moderno, as pessoas estão cada vez mais ligadas no automático, sem propósito e acostumadas a lidar com as mesmas situações sempre. Se algo foge da rotina, já tornam-se irritadas e estressadas.

A primeira etapa para ter autodisciplina é encontrar o seu propósito.  Saber aonde quer chegar, ter uma vontade maior de conquistar ou realizar algo. Pergunte a si mesmo qual é o seu propósito e disponha toda a energia necessária para enfrentar a trajetória.

Comece a ter autodisciplina e ser mais produtivo planejando o seu dia, evitando assim ficar sem rumo no trabalho e consequentemente sem causar preocupações desnecessárias.

Antes de criar metas para sua empresa, crie metas para você. Saber aonde quer chegar faz toda a diferença quando falamos de propósito. Tenha metas de curto, médio e longo prazo nas diversas áreas da sua vida: pessoal, financeira, profissional e corra atrás delas. Lembre-se que metas são diferentes de sonhos, faça com que elas sejam alcançáveis e não esqueça de estabelecer um prazo. Saiba mais sobre metas neste texto

Tenha momentos de lazer, saia um pouco da rotina e aprenda a separar a vida pessoal da profissional. O equilíbrio é um fator essencial para alcançar objetivos e ter uma boa gestão de si mesmo.

3- Autoconfiança

Aprenda a não se comparar com os outros e que devemos ser melhor em relação a nós próprios e não aos outros.

Faça um exercício e pergunte para si mesmo: “No que eu sou bom?” e “Por que eu sou bom?”

Lembre-se de que para gerir uma empresa, uma equipe, uma carreira profissional você precisa aprender a gerir a si mesmo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.