Lidar com a sazonalidade é uma das maiores dificuldades do mercado hoteleiro, e sem dúvidas, manter os quartos cheios o ano todo é o principal objetivo de vários deles. Aprenda neste post como estruturar estratégias de marketing para hotéis.

Após a ascensão das plataformas de compartilhamento de espaços, como por exemplo o Airbnb, ficou ainda mais difícil  para os hotéis aumentarem suas reservas devido há vários impactos no mercado hoteleiro.

Mas a boa notícia é que há potencial para que hotéis e pousadas aumentem o número de reservas durante o ano todo se utilizarem estratégias de marketing eficazes, por isso neste post separamos nove dicas para você ficar atento e aplicar no seu hotel antes que seja tarde demais.

1- Invista em qualidade

A primeira dica pode parecer óbvia, mas investir na qualidade da estrutura e principalmente do serviço é primordial para que o processo de marketing para o seu hotel funcione como um todo. Não adianta investir em divulgação se a mensagem abordada em propaganda não condiz com o serviço que sua empresa oferece.

Quando falamos em serviço de hotelaria é necessário encantar os hóspedes. Quem viaja, normalmente procura sossego e um serviço que o faça esquecer da vida cotidiana, por isso muitas vezes fazer somente o básico não fará com que você tenha destaque diante dos vários concorrentes.

Invista em atendimento e pense em um conjunto de ações que melhore a experiência de diferentes tipos de clientes. Comece o encantamento a partir do momento da reserva até o check-out. Deixe um agrado no quarto, tenha um guia de atrações e restaurantes, pense em horários alternativos para o café da manhã ou crie um espaço para diversão. O importante é estar sempre atento aos detalhes.

2- Incentive a prova social

A prova social é um gatilho mental citado por Robert Cialdini e deve ser utilizado como estratégia de marketing para hotéis e pousadas. É um fenômeno psicológico que se refere à dependência das pessoas por feedbacks e pelas ações dos outros para determinar o que é certo e errado em uma determinada situação.

Segundo estudos, 95% das pessoas agem com base nas experiências de outras pessoas, pois possuem medo de terem uma experiência ruim. A Prova Social existe porque vivemos em uma sociedade. Todas as outras pessoas ao seu redor e as escolhas que elas fazem nos influenciam.

Utilizar essa estratégia para atrair novos clientes é mais eficiente do que realizar propaganda mostrado somente a sua estrutura ou os benefícios que oferece, pois de acordo com estudos de comportamento de consumo, é muito mais propício acreditarmos em pessoas do que em marcas.

Para utilizar a prova social no seu hotel, incentive que seus clientes escrevam recomendações em portais como o Tripadvisor, Booking e também nas redes sociais, onde você pode utilizar depoimentos de clientes em formato de vídeo. É muito comum potenciais hóspedes procurarem por hotéis baseados nas avaliações de outras pessoas que já estiveram no local.

3- Utilize influenciadores digitais

Seguindo na mesma linha do anterior, vamos continuar falando sobre gatilhos mentais e como as pessoas são facilmente influenciadas por comportamentos, mas neste caso, falaremos sobre autoridade.

Os influenciadores são reconhecidos no ambiente online e possuem uma rede de seguidores influenciável. Esssa pessoas podem convencer os seguidores delas nas mídias sociais a reproduzir do que elas fazem, comprando seus produtos.

Fazer parcerias com influenciadores pode ser uma ótima estratégia para captar clientes, mas é preciso ter cuidado e muita atenção antes de implementar esta estratégia. Tenha certeza de que a personalidade escolhida tem uma rede de seguidores compatível com o público do seu hotel, analise a veracidade dos dados de audiência, pois muitos perfis possuem seguidores comprados e isso acabará afetando os resultados da sua campanha. Além disso, não esqueça de mensurar os resultados de cada influenciador. Isso pode ser feito por meio de cupons de desconto específicos, UTM, números específicos de telefone e etc.

4- Use os anúncios para hotéis do Google Ads

O Google Ads para hotéis é um formato que permite que hotéis e pousadas apareçam em uma seção destacada entre os resultados da busca.

Utilizando essa estratégia de anúncio, as chances de que seu hotel/pousada esteja visível e seja encontrado em buscas de potenciais hóspedes aumentam bastante.

5- Invista e conteúdo

O conteúdo é muito utilizado em estratégias de marketing digital e é muito relevante para o segmento hoteleiro. Consiste na produção de conteúdos relevantes que potencializam a relação entre empresas e clientes ao entregar valor e gerar uma percepção positiva, resultando em maiores oportunidades de negócio.

O conteúdo é feito para educar, informar e entreter um futuro cliente e muito relevante como estratégia de marketing para hotéis, por isso escreva no blog do seu site ou utilize conteúdo em formato de vídeo sobre dicas do que fazer na cidade, os melhores restaurantes, como aproveitar melhor as férias e etc.

6- Reservas online

Se o seu hotel ainda não disponibiliza a opção de reserva online, você pode estar perdendo muitas vendas. Atualmente, quanto mais autonomia na tomada de decisão o cliente possui, mais chances ele tem de efetivar a compra.

Além disso, as reservas não intermediadas fazem com que os hotéis consigam reduzir o custo de aquisição de clientes a médio e longo prazo.

7- Melhore a recorrência

Não é a primeira vez que falamos sobre Lifetime Value aqui no blog. Com o LTV analisamos a quantidade de compras dos clientes durante determinado período e podemos visualizar em números o quanto este cliente representa para a empresa durante o tempo de vida dele.

É fato que um cliente fiel rende muito mais para a sua empresa, por isso é importante estabelecer ações de fidelização como descontos e benefícios para alguns públicos recorrentes, como por exemplo, quem viaja a negócios.

8- Estabeleça parcerias estratégicas

Se o seu hotel sofre muito com a sazonalidade, firme parcerias estratégicas em baixa temporada com eventos de vários segmentos que podem acontecer na região além de agências de viagens e diferentes grupos de excursão.

Uma ótima estratégia de marketing para hotéis é oferecer descontos especiais e benefícios pode garantir um aumento significativo nas reservas.

9- Mensure os resultados

Aqui na Value Marketing, defendemos que soluções únicas não trazem resultados. Depois de analisar todas as estratégias e estabelecer um processo de marketing e vendas no seu hotel, encontre maneiras de mensurar os resultados.

Avaliar quais canais trouxeram os resultados esperados e quais não funcionaram para o seu hotel é essencial para realizar um bom investimento em marketing e melhorar o desempenho das suas ações.

Caso você tenha dificuldade de implementar um processo de marketing na sua empresa, contar com uma assessoria especializada pode ser a melhor opção para te ajudar a vender mais. Entre em contato conosco e saiba como podemos te ajudar.

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