Quando se fala em crescimento de empresas, podemos pensar em vários aspectos que são importantes para que ela cresça, podendo ser  investimentos, vendas, processos ou até mesmo o próprio marketing. Porém, sabemos que na prática o cenário é totalmente diferente.

Mesmo tendo a ideia perfeita, um plano muito bem estruturado para alcançar o almejado sucesso, nada disso será possível se você não entender de pessoas. E aqui vai uma frase de Simon Sinek que comprova o que estou dizendo.

“Se você não entende de pessoas, não entenderá de negócios”

A questão é que não faz diferença ter um plano incrível se ninguém acredita nele. O aspecto mais importante em uma empresa é ter a capacidade de executar com rapidez e eficácia, pois sabemos que o mercado muda muito rápido e o seu time deve acompanhar essa mudança.

O questionamento é: Como fazer que o seu time esteja sempre motivado? Como fazer com que as pessoas acreditem no seu sonho? E quando digo pessoas, me refiro a clientes, colaboradores, fornecedores, possíveis investidores, ou seja, todos os stakeholders envolvidos na operação do seu negócio.

Neste texto irei trazer conceitos e ferramentas que irão ajudar a trazer harmonia para o seus negócios, e ajudará você a entender a psicologia por trás das organizações de sucesso.

Cultura

Parece clichê mas a cultura ou a cultura organizacional como conhecida, é parte importante das empresas do futuro, sendo ela um dos fatores determinantes para a produtividade e desempenho das pessoas no cotidiano.

O que é cultura?

Cultura é o conjunto de crenças, costumes, valores, ritos e cerimônias que um grupo de pessoas estabelece a partir do convívio diário em determinada empresa. A cultura tem forte impacto na visão de onde a empresa busca chegar, pois sem uma cultura alinhada para este objetivo a empresa não irá sair do lugar.

Para ilustrar de uma forma mais clara, a cultura seria algo como o motor de um carro e assim como em qualquer carro é sempre importante realizar a manutenção deste motor que irá te ajudar a chegar em seus objetivos. Uma empresa que busca crescer precisa de pessoas alinhadas para um objetivo em comum.

A cultura faz toda diferença para empresas em fases de crescimento, fazendo com que todas as pessoas entendam os objetivos da sua empresa e isso deve fazer sentido para os objetivos dela, pois só assim os seus colaboradores se sentirão motivados durante o dia a dia de trabalho.

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Como criar uma cultura forte na sua empresa?

O primeiro passo é ter um manual de cultura e deixar muito bem claro o que é esperado dos seus funcionários e os objetivos da sua empresa. Lembrando que este manual não é uma lista de regras que com certeza ninguém iria ler, mas sim, a estruturação dos valores, e crenças, modos de pensar e agir das pessoas na sua organização.

Uma ferramenta para criar o seu ou manual de cultura é a Tretta, que além de auxiliar neste processo também é uma ferramenta de gestão do conhecimento, ajudando empresas a diminuírem os silos de informação e democratizando o conhecimento de diversas áreas da empresas para todos.

Mas para quem está começando e busca uma forma simples de fazer isso, é possível criar este mesmo manual dentro do Google Drive e deixar ele disponível para o todos os envolvidos em sua empresa.

É muito importante envolver todas as pessoas da sua empresa na construção deste documento, pois elas são a parte mais importante para a construção de uma cultura forte que irá ajudar sua empresa crescer de forma saudável.

Analise a Retenção da sua empresa

Todos sabemos que a venda é uma das frentes mais importantes para o crescimento do seu negócio, mas será que uma empresa que olha apenas para venda conseguirá sustentar o seu time por muito tempo?

A fidelização de clientes é uma das partes mais importantes para o crescimento saudável e uma organização. Manter um cliente custa de 5 a 7 vezes mais barato do que conquistar novos clientes, outro aspecto importante é que um cliente satisfeito está mais propenso a recomendar sua empresa para outras pessoas. Cerca de 90% dos consumidores confiam em recomendações de conhecidos e 70% dos consumidores acreditam nas opiniões dos clientes postadas da Internet.

Lifetime Value

A métrica utilizada para analisar a qualidade dos seu serviço ou produto e o quão satisfeitos seus cliente estão é o LTV (Lifetime Value). Com esta métrica analisamos a quantidade de compras dos cliente durante determinado período e podemos visualizar em números o quanto este cliente representa para sua empresa durante o tempo de vida dele.

Analisar o LTV ajuda a traçar estratégias que podem incentivar os seus clientes a comprarem mais da sua empresa, talvez utilizando práticas de upsell (compra de melhorias no produto ou serviço) ou cross sell (compra de produtos complementares ao produto ou serviço principal) para otimizar a experiência do seu cliente independente do tipo de produto ou serviço que você esteja vendendo.

Análise de Cohort

A análise de cohort é outra forma de entender como está a retenção dos seus clientes, ela tem o objetivo de separar os novos cliente por safra e ajuda a visualizar quantos clientes voltam a comprar durante determinado período de tempo, mostrando assim quais safras de clientes retém mais. Assim você entenderá qual as ações trouxeram clientes alinhados com a cultura da sua empresa, principalmente clientes que veem valor na sua solução.

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Tenha foco no cliente

Mesmo utilizando todas as ferramentas descritas neste texto até o momento, é muito importante saber que nada disso irá lhe ajudar sem que a sua empresa entenda que o seu produto ou serviço deve ser relevante para os seus clientes.

É essencial buscar a fundo quais são as dores dos seus clientes e ajustar o seu produto ou serviço para solucionar esses problemas e melhorar a experiência deles com a sua empresa. Uma forma de realizar este processo é fazendo a jornada da persona, analisando todos os pontos de contato com o seu cliente, desde a visualização de um anúncio até o fechamento de uma compra em seu e-commerce ou em seu estabelecimento.

Uma ferramenta prática para realizar este processo é a Uxpressia, onde se pode criar mapas da jornada do seu cliente.

Construir essa cultura de relacionamento com os clientes irá ajudar a torna-los mais rentáveis para a sua empresa, além de ajudar a construir uma cultura interna positiva para os seus negócios. Neste ponto é necessário ter as pessoas certas para realizar esse contato direto com os clientes. Portanto, desde a contratação é importante entender o perfil deste funcionário. Isto pode ser feito com um teste de personalidade, ajudando a alocar neste setor pessoas que têm maior facilidade para se comunicar com outras pessoas.

Outra prática muito relevante para empresas com foco no cliente é a realização de pesquisas de satisfação. É recomendado que isto seja feito de uma forma prática, para isso utilizamos uma pesquisa de NPS (Net Promoter Score), que consiste em uma simples pergunta do quanto este cliente recomendaria a sua empresa para outras pessoas, dando uma nota de 0 a 10.

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