A falta de planejamento está entre os principais motivos que levam as empresas a fecharem as portas nos primeiros cinco anos de atividade. Muitas empresas criam estratégias aleatórias por simplesmente deduzirem que aquela ação trará resultados para o negócio, o que na prática não acontece.

Um planejamento de marketing demanda de uma série de fatores e análises essenciais que iremos abordar neste post de forma resumida, para que possamos auxiliar na definição de metas e objetivos para a sua empresa em 2019 e proporcionar uma previsibilidade de crescimento para o seu negócio.

Etapa 1- Análise da Situação Atual

A primeira etapa do plano consiste em entender melhor onde sua empresa está no momento atual e os principais pontos a serem considerados são: histórico de faturamento, políticas e processos internos e externos, produtos e serviços vendidos, custo e rentabilidade de cada produto, canais de distribuição e comunicação e mídia.

Etapa 2- Análise de mercado

A segunda etapa é essencial para entender mais sobre o mercado onde sua empresa está inserida, além de prever possíveis cenários. Os principais pontos a serem analisados são: market share atual, potencial de mercado, analisar se o mercado está em expansão, estável ou em decadência, ameaça de produtos substitutos, análise de concorrentes diretos e indiretos.

Etapa 3- Marketing Estratégico

Plano de Marketing- Marketing estratégico

Nesta etapa é onde analisaremos três pontos fundamentais para o entendimento do negócio e para que possamos criar as táticas posteriores, que são: segmentação, target e personas, e posicionamento atual da empresa.

Etapa 4- Análise SWOT

A análise Swot é uma das ferramentas mais conhecidas e ao mesmo tempo mais úteis que uma empresa tem ao seu dispor para entender o ambiente em que está inserida e criar a base de informações necessárias para planejar seu futuro. Mapear as forças, fraquezas, oportunidades, ameaças e analisar qual a postura da empresa atualmente é essencial para desenvolvimento de um planejamento de marketing.

Etapa 5- Objetivos

Objetivos e metas (OKR) - Plano de Marketing

Somente após todas as análises anteriores é que finalmente chegaremos na proposição do plano de marketing, sendo a primeira etapa a fixação de objetivos e metas, a qual já falamos um pouco no post Saiba porque suas ações em redes sociais não dão resultado.

Aqui na Value Marketing, utilizamos a metodologia de OKR (Objetivos e principais resultados), um sistema de metas utilizado pelo Google e por outras empresas do Vale do Silício. Saiba mais sobre os benefícios da OKR. 

Etapa 6- Proposição do plano de marketing

Após a definição dos objetivos é a hora de definir a estratégia competitiva (custo, diferenciação e foco. Saiba mais sobre as Estratégias Competitivas de Porter) além da segmentação e target (caso seja necessário fazer mudanças).

Etapa 7- Plano de Ação

Plano de ação- planejamento de marketing

O Plano de ação de marketing é a etapa onde finalmente iremos propor ações de melhorias para a empresa. Lembre-se que o plano de ação deve olhar para a empresa e para o composto de marketing como um todo e não somente para a promoção. Cada negócio terá pontos específicos a serem melhorados, mas nunca haverá uma solução única e milagrosa. Tenha uma visão ampla e crie ações estratégicas para produto, preço, praça, promoção, pessoas, processos e percepção.

Etapa 8- Orçamento

A etapa para definição do orçamento sempre traz dúvidas. Quanto cobrar? quanto investir em mídia?

O faturamento atual da empresa será a base para a definição do orçamento disponibilizado para marketing. Disponibilize de 3% a 6% do último faturamento anual para investir em ações de marketing. O valor disponibilizado pode ser dividido da seguinte maneira: 30% para serviço (consultoria, assessoria ou agência) e 70% em mídia.

Etapa 9- Controle

O controle é a única maneira de verificar se a estratégia e ações implementadas estão dando resultados, avaliar e identificar onde podem ser melhoradas. Na etapa de mensuração de resultados diversas ações podem ser propostas e analisadas, como: estabelecimento de KPIs, relatórios, pesquisas, business intelligence, monitoramento de performance e etc.

O plano de marketing é essencial para o controle do negócio e definição de estratégias que sejam coerentes e que consequentemente tragam mais vendas, porém tem um nível de complexibilidade alto e somente profissionais com expertise de mercado poderão te auxiliar no desenvolvimento de um planejamento de marketing.

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