Quando falamos em marketing digital, é comum que a primeira coisa que venha à cabeça das pessoas sejam as famosas redes sociais. Mas como já falamos aqui no blog, marketing digital não se resume apenas em mídia, e saber por onde começar a investir em marketing faz toda a diferença nos resultados da sua empresa.

Muitas empresas que procuram a Value, levantam várias questões sobre não verem resultados em suas ações de marketing digital, porém, quando questionadas sobre quais as estratégias criadas no ambiente online, a resposta é quase sempre a mesma: Social Media. E quando falamos sobre métricas, as únicas a serem lembradas são os clássicos likes, compartilhamentos, comentários e impressões. Mas calma! Ainda há aquelas situações ainda piores (e infelizmente comuns) quando a empresa não controla e avalia nada.

Você se identificou com essa situação? Então veja abaixo como começar a vender mais utilizando o marketing digital a seu favor.

Mas afinal, o que é resultado para você?

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Você já parou para pensar o que de fato é resultado para a sua empresa? Muitas empresas querem ver resultados das ações de marketing digital, mas não tem um objetivo claro a seguir. Lembre-se sempre de que resultado de verdade sempre trará lucratividade para o seu negócio. Se você traçou algum objetivo que não tem como finalidade lucro será apenas mais uma métrica de vaidade.

Estabelecer objetivos e metas é o primeiro passo antes de definir qualquer plano de ação. Todas as metas devem ser quantitativas e mensuráveis, caso contrário, não é uma meta.

Por exemplo, seu objetivo é aumentar as vendas? Em quantos por cento? Em quanto tempo você quer atingir esta meta?

Também é essencial prestar atenção em quais serão os processos adotados para isso acontecer, quem serão as pessoas envolvidas neste processo e como você e sua equipe de marketing irão acompanhar os resultados.

EXEMPLOS DE METAS:

  • Aumentar a taxa de recompra de X para Y até janeiro de 2019;
  • Manter o custo de aquisição do cliente abaixo de X no próximo ano;
  • Aumentar o ticket médio de X para Y em 6 meses;
  • Melhorar o número de leads vindos do Facebook em X% até novembro;
  • Aumentar o tráfego orgânico de X para Y até dezembro.

Soluções unilaterais não trazem resultados

Ainda não falamos muito sobre o que você está fazendo de errado nas suas redes sociais não é mesmo? Na verdade, o errado nem sempre serão as suas ações em redes sociais, mas sim todo o processo de marketing da sua empresa.

Analisar marketing digital como sendo apenas mídia é um dos piores erros que a sua empresa pode cometer, e infelizmente, é o que muitas agências vendem por aí.

A mídia apenas atrai as pessoas para um local. Mas e depois? Se por exemplo, 3.000 pessoas passarem por uma loja e só duas pessoas comprarem, a loja fecha. Neste caso, o problema não está na atração, mas pode estar no produto, no atendimento, no ponto de venda ou no preço. A sua marca consegue entregar o que prega nas redes sociais? Ou o processo de produção, o comercial e o atendimento não estão alinhados com o propósito da marca?

Soluções únicas e fórmulas mágicas de marketing não existem. Fazer apenas posts, links patrocinados, anúncios do Google e conteúdo nunca trarão resultados se forem ações aplicadas isoladamente. É preciso olhar para a empresa como um todo.

Mas e as redes sociais?

Agora que você já entendeu que é preciso ter metas e que utilizar apenas mídias sociais não trará resultados para a sua empresa, vamos entender como utiliza-las melhor.

  1. Seguir um planejamento é essencial para o sucesso das suas ações em redes sociais, assim como tudo no marketing.
  2. Evite fazer publicações apenas focadas em engajamento e crie anúncios de conversões para fazer com que o usuário realize alguma ação que seja mais voltada para a venda, como a aquisição de algum produto ou serviço.
  3. Para o Facebook e Instagram, utilize uma comunicação mais humanizada e tangível, evitando fotos de bancos de imagens e textos longos. Utilize conteúdos em imagem no Instagram e mais vídeos e blog posts no Facebook.
  4. Lembre-se de que o que é bom para um pode não ser bom para outro. O Facebook e o Instagram não são as únicas redes sociais que existem, e dependendo do seu tipo de negócio, utilizar outras redes sociais como o Linkedin, Twitter, Youtube, Pinterest, Whatsapp Bussiness ou Snapchat pode ser muito mais assertivo.
  5. Seja original e não copie conteúdo. É importante que você tenha referências e inspirações, mas nunca copie conteúdos de redes sociais de alguém.
  6. Entenda quais são as personas do seu negócio, para quem você quer vender e utilize a segmentação que as redes sociais dispõem, a seu favor.

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